sexta-feira, 16 de maio de 2008

Filme Ônibus 174 (Língua Portuguesa)


Comente os aspectos do filme Ônibus 174 relacionados ao tema escolhido por seu grupo de discussão (em sala), a saber: violência urbana, desigualdade social, menores abandonados, falta de estrutura policial, situação carcerária no Brasil, drama dos reféns. (Não se esqueçam de identificar sua série, nome e número)

17 comentários:

Anônimo disse...

Alunas: Francielly Priscila e Yasmin Rios nº:11 e 28 2ºB

O nosso tema foi o menores abandonados!

O carater de uma pessoa não depende só da família, porque por mais que a familia queira ajudar a pessoa ela ter que abrir um espaço para poder mudar.No caso do Sandro realmente ele foi uma vitima mas ele não quiz mudar o caminho da vida dele pois, uma mulher que para ele era desconhecida reseolveu ajudar ele, no entanto ele não quiz melhorar e subir na vida, ele viu sua mãe morrer e não mudou essa estatistica pois no final, mesmo ele não querendo matou e foi morto, muitos julgaram os policiais pelos atos cometidos, mas não sabem que eles estavam tentando proteger o Sandro para que as pessoas que queriam fazer justiça com suas proprias mão não matassem ele. Sandro foi mais uma prova de que no Brasil ainda há muito desinterresse pela população e pelo seus problemas.

Anônimo disse...

TEMA:VIOLÊNCIA URBANA

É UMA REALIDADE QUE TODOS ESTAMOS CANSADOS DE VER DIA-DIA DA NOSSA ROTINA.A VIDA DE SANDRO É A VIDA DE TANTOS OUTROS NA SOCIEDADE,QUE POR FALTA DE UMA ESTRUTURA FAMILIAR ESTÃO NAS RUAS COMETENDO ATOS DE VIOLENCIA COMO FORMA DE SOBREVIVENCIA.MUITAS PESSOAS E PRINCIPALMENTE OS POLITICOS FAZEM POUCO PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.E NA SEGURANÇA DAS CIDADES,VEMOS QUE OS POLICIAIS NÃO TEM FORMAÇÃO NENHUMA PARA EXERCE TAL PROFISSÃO QUE É IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO.TANTOS OUTROS PROBLEMAS OCORREM MAS NINGUEM FAZ ALGO PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO QUE VIVEMOS EM QUAL TEMOS MEDO DE SAIR DE NOSSAS CASAS POR TANTA VIOLENCIA.

NOME:FRANCIELE
Nº:10
SERIE:2° B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

TAMA:situação carcerária no Brasil

na minha opinião a situação carceraria tem que ser ruim em auguns fatos por exemplo la não tem que ser nenhum hotel de luxo se não todo mundo iria querer ser preso mas eu acho que deveria ser investido mais em seguransa pois nos presidios ainda a policiais corrupitos e ainda tambem tem pouca tecnologia como que eles pode encontra celulares nos presidios no presidio não pode entrar nada e mesmo assim eles consegue encontrar eu acho que deveria ser investido mais para combater esse e outros tipos de coisas que entra no presidio.

ALUNO:pablo evangelista pacheco
SERIE:2ºano B
Nº:20

Aline disse...

Tema:Menores abandonados.

É muito dificil construir um caracter na rua ,pois nao tem um apoio especifico da familia,na rua so vemos violencia,fome e discriminaçao.
As vezes as pessoas acham que para os menores abandonados a casa de abrigo e a melhor soluçao.Mas o que acontece e o contrario la eles so veem mais marginalidade,fora que muitas vezes eles apanham,e a partir dai eles saem mais revoltados.
A rua abre caminho para as drogas por isso muitas pessoas optao por esse caminho,onde acabam roubando,se prostituindo.E isso muitas vezes leva a morte,que foi o caso de Sandro para manter o seu vicio ele arriscou sua vida em, um assalto e acabou perdendo-a .

BY:Aline,Nataly,Nathalia
N°:02,18,19
2°b

Anônimo disse...

Nosso Tema foi Violência Urbana!

O que relatamos nesse comentário não foi nada além da realidade que o Brasil vem enfrentando a séculos.
Um rapaz de rua,que provavelmente não teve oportunidade até mesmo num mercado de trabalho,e que viu sua própia mãe ser assassinada brutalmente a golpes de facada;isso concerteza acarretou uma revolta no própio.só fez aquilo,no caso matar uma pessoa,porque se sentiu ameaçado,até mesmo por uma falta de praparo do policial,que partiu pra cima do marginal(Sandro).Ou seja,por um erro humano,outro ser perdeu sua vida.
Foi uma falta de preparo estúpida.
Tantos anos de treinamento por parte da polícia,foi em vão.

ALUNAS: KÁREN E JÉSSICA
Nº15,14
SÉRIE:2ºB

S.C.C.P...s2..^^

Unknown disse...

Falaremos sobre a falta de estrutura policial

Essa questão foi muito criticada no caso do ônibus 174, principalmente pelo seu trágico desfecho.
O primeiro ponto a ser questionado foi o mau isolamento da área, onde pudemos ver pelas imagens que as pessoas caminhavam tranquilamente entre os policiais e o ônibus, mostrando a inexperiência da polícia.
Além disso, eles não tinham meios de comunicação. Então faziam gestos que podiam ser vistos pelo bandido, permitindo a ele saber o qual seria a ação dos policiais.
Outro ponto foi a falta de preparação psicológica policial, pois estavam cerca de dois anos sem nenhum tipo de treinamento, portanto não sabiam exatamente o que estavam fazendo. Mas a repercussão do caso possibilitou que eles tivessem mais preparo e hoje em dia são uns dos melhores do mundo.
Mas voltando ao caso, outro fator que complicou a situação foi a presença de jornalistas trasmitindo ao vivo, o que proibiu que os policiais pudessem matar o assaltante.

Alunos:Reginaldo n°23
Ricardo: nº24
Série:2ºB matutino

Unknown disse...

Aluna: Adrielly Romão n°:01 2°"b"

tema:violência urbana

Sandro é mais um nas desgraças que acontencem em nosso Brasil,ainda criança, viu a mãe ser degolada na frente dele, morou nas ruas, cheirou cola e cocaína, sobreviveu ao massacre da Candelária, foi internado na Febem e preso. Ou seja, ele possuía todos os elementos para se tornar uma bomba-relógio humana.Porém a sociedade não é capaz de enxergar que ele próprio foi vítima de violência, até que ele mesmo acabou cometendo um erro gravíssimo que acabou com sua vida para sempre.
Quando falamos na atitude que ele tomou,temos em mente um assassino sem nem ao menos analizarmos por tudo que ele passou.
É impossível julgarmos os atos dos outros sem nunca termos estado na pele deles. Será que, se nós tivessemos tido a vida de Sandro, agiriamos diferente?
A violência urbana ,assim como tantas outras é um problema SOCIAL,ou seja,mesmo não querendo enxeragar a culpa é de todos nós,a grande causa da violencia é a pobreza,ninguém nasce ladrão,o meio social que os controi,como podemos querer que alguém que vê os filhos chorando de fome não assalte para os alimentar?como uma criança sem instrução poderá dizer não ao trafico?O que nós deveriamos fazer é EXIGIR dos governantes mais investimento na educação e proporcionar a essas pessoas uma vida digna para que assim não fosse mais necessário este tipo de ação.A violência,o roubo,a falta de oportunidades para "crescer" são fatos que deveriam ser alarmados para combatermos essa situação,afinal o mundo não assume a sua participação na formação e na geração de vilência por todo os lugares.
Enfim este tipo de episódio esta se alarmando pelo Brasil,basta a cada um de nós acordarmos para a realidade e tentar muda-la.

Nágela Pinheiro disse...

Aluna:Nágela Shayenne Nº16
Série 2º"B"
Sandro ao seis anos de idade, filho de pai desconhecido, viu a mãe ser degolada. Foi morar na rua. Quando adolescente, sobreviveu à chacina da igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. Chegou a ser preso por várias vezes, mas sempre fugia. Ele era conhecido por uma característica que marcava sua face: Mancha.
Antes de ele ser o agressor ele foi a vítima, entretanto não considero como o fator principal de tal personalidade..
A violência urbana pode ter contribuído para tal tragédia... Mas seria um erro dizer que é culpa total se baseia nisso. Cada ser humano tem sua própria personalidade e o significado de tal palavra diz imparcialmente que personalidade é tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal.

Anônimo disse...

TEMA:situação carcerária no Brasil

No Brasil a situação e muito ruim,pois naum ha estrutura em uma cela onde pode se colocar 20 pessoas eles colocam o dobro ou ate mais.TA CERTO QUE LA NAUM DEVE SER NENHUM HOTEL DE LUXO MAS TAMBEM NÃO DEVE SER TAUM RUIM ASSIM.
EU ACHO QUE ELES DEVERIAM INVESTIR MAIS EM TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA QUE POSSA POR EXEMPLO DETECTAR CELULARES DROGAS E OUTRAS COISAS QUE ENTRA NOS PRESIDIOS.


ALUNO: PABLO EVANGELISTA PACHECO
SERIE:2ºB
Nº:20
☻♥♦♣♠•◘◙♂♀♪♫

Anônimo disse...

Tema:situação carcerária brasileira


No Brasil existe muita desigualdade social, mas isso não é descupa para as pessoas entrarem no mundo do crime, Sandro é um grande exemplo disso, ele pode até ter sofrido em sua infancia, mas em compensação entrou no mundo do crime por que quis, afinal ele é dono dos seus própios atos, e isso não acontesse só com ele, há muitas outras histórias parecidas com a dele, e como o mesmo acabam indo para prisão sofrer mais ainda, pois lá a história é outra.
Na prisão existe muitos problemas, como por exemplo, a superlotação das celas, e a péssima infra-estrutura, sem falar dos policiais corruptos(que são minoria mas existem), mas investir nos presos nós achamos errado, pois se eles estão ali é por que mereceram, concordamos que se deve investir na estrutura do lugar,para que eles não fujam, e garantir a segurança da população.

E assim finalizamos nosso comentário.

Alunos:Willian F. Ferreira
Jefferson M. Oliveira
Nº:27
13
Série:2°B

Unknown disse...

O filme retrata uma triste violência uma realidade que nos rodeia, de um lugar que a sociedade tem orgulho de chamar de “Cidade maravilhosa”, que ironia, pois o que demonstram não tem muita coisa de maravilhoso.A vida de alguém que sofreu e viveu uma infância conturbada sem o mínimo de estruturação familiar, que teve o mundo da criminalidade como alternativa de vida.Em minha opinião sua intenção não era matar ninguém, apenas roubar, pois é já está em normalidade o roubo no mundo em que vivemos.Onde estava a preparação policial?Tantos cursos, e recursos tanto preparo para quando chegar a pratica, ficar de mãos atadas tentando poupar a vida do mal feitor, acabou em tragédia perdendo a vida de uma inocente.
Quantos Sandros existem?Quanta gente se transformando em marginal por não ter alternativa? Quantas Geisas vítimas de brutalidade física e psíquica, se não levadas a morte, são marcas que nunca se apagaram na vida de quem sofre. Os policiais tiveram tantas chances de matá-lo e nada fizeram.Quem somos nós para julgá-lo se tinha ou não razões para estar ali naquele momento. É triste dizer que na realidade em que estamos não sabemos se temos medo do despreparo dos policiais ou da agilidade dos bandidos, o que fazer em uma situação como essa, imaginemos o drama que as vítimas passaram, a mercê de um bandido sem saber se daqui á alguns minutos estará viva, ou se tudo isso acabaria logo?
Inúmeras vezes reclamamos de nossas vidas, do que comemos onde moramos, de nossos trabalhos sem reparar que existem muitas pessoas sofrendo muito mais, sem ter o onde dormir ou o que comer ou vítimas da prostituição infantil e de outros abusos, como testemunhos relatados por garotos de rua, qual será a única escolha deles, sem a mínima chance de mudança de vida.A única escolha, se tornar um marginal, o que as autoridades fazem?
Mandam para casas de tratamento onde sofrem muito mais com maus tratos e acabam fugindo desse local com maior revolta.O que a sociedade faz?Contribui com o trabalho infantil dando esmolas ou discrimina, exclui.Quando essa sociedade formada de pessoas que muito falam e pouco fazem, enriquecidas de ignorância ganância e comodismo vai mudar essa realidade?EIS MINHA ESPERANÇA!
NOME:Stéfani Quevedo De Menezes
SÉRIE:2°B
N°25

Anônimo disse...

Bom. Nossa opinião e que, houve uma certa incopetencia por parte da policia, houve muitas falhas uma delas foi a falta de comunicação entre os mesmos, e outra o não isolamento do perimetro. A onde as pessoas se tornavam tambem vitimas. Tudo isso ocorreu pelo despreparo da policia, que nunca chagavam em um acordo, com seus superiores. Esse despreparo, só foi visto porque o governo não deu amparo para toda a policia. Se a policia tivesse no momento um bom apoio e uma boa comunicação podiria ter salvo duas vidas, ou somente a necessária.










Nomes: Danilo / Edmar
Nº(s): 07 / 09
Série: 2ºB

Anônimo disse...

Tema: Desigualdade Social

A desigualdade social é algo muito comum em nossa sociedade, o que não poderia mas infelizmente é a realidade. O que retrata no filme é a falta de oportunidade, que na maioria das vezes levam pessoas ao tráfico, muitas roubam para sobreviver. É o caso do Sandro, não teve a mãe presente, com isso não teve amor, nem carinho de uma familia, nem a educação necessária. No mundo de hoje para anrranjar um trabalho já é muito difícil, no minimo tem que ter 2º completo e mesmo assim a concorrência é grande, ai que entra a desigualdade social. Por exemplo no mercado de trabalho, a mulher pode exercer o mesmo nivel de trabalho que um homem exerce, mesmo assim o trabalho das mulheres não são tão valorizados na hora do pagamento. E a desigualdade já começa na política, e como que iremos acabar com isso se os grandes, são os primeiros a exercer essa palhaçada?!

Nome: Thayane, Isabelle e Ariany
Nº 26, 12 e 05
Série: 2ºB

Anônimo disse...

O filme passa a situação do nosso país.Nós achamos que as pessoas se tornam criminosas atraves das coisas que acontecem em sua vida, como o Sandro, ele viu sua mãe ser assacinada,sobreviveu a chacina da Igeja da Candelaria realizada por policiais.Como sera que queremos um mundo melhor se quem deveria "cuidar" a gente acaba matando inocentes?
Muitos não estão na rua porque querem e sim por falta de moradia, de uma familia...
Então achamos que não deveria existir tanta violencia na cadeia, pois assim ele se revoltam cada vez mais e quando sairem dali, concerteza vao continuar do mesmo geito ou piores.

Alunas: Denise nº: 08
Jéssica Ramos nº:29
Série: 2ºano B

Anônimo disse...

Tema: O despreparo da polícia

A falta de estrutura por parte da polícia acarretou uma série de problemas naquele episódio. Por mais treinados que os policiais do BOPE eram, naquela hora eles sentiram medo de falhar e das conseqüências que podiam vir. Aquele problema teve uma grande repercussão por parte das autoridades em relação a polícia. Precisou acontecer aquele triste episódio para que os governantes tivessem uma outra visão e investissem mais na polícia, não só do Rio, mas sim do Brasil inteiro. Enfim os policiais devem ter estrutura, seriedade e capacitação para exercerem sua profissão, que por sinal é complicada neste país.

Aluno: Amides Série: 2ºB
Nº.: 03 Matutino

Anônimo disse...

Alunas:Camila e Pamela
nº06 e 21

tema:drama dos reféns
Sandro,apesar de ter feito reféns,ele também era um de seus reféns.
ao ver a mãe sendo morta em sua frente,cresceu num mundo de revolta e com pensamento em outro mundo,achando que sua atitude era correta,como forma de chamar atenção.
sandro viveu na rua,sem família,educação,sem lar,sem estrutura parase manter nu mundo de violência.
E foi vítima de seu próprio passado.passado trágico e cruel,que fez ele se revoltar com a vida e praticar um crime sem intenção de matar....